-
A INTEGRAÇÃO ENTRE MARKETING E VENDAS
Até algum tempo atrás, muita gente entendia que o papel do marketing era divulgar produtos e/ou serviços para que a equipe de vendas fizesse o resto do trabalho, concluindo as negociações.
Mas sabemos que hoje em dia, na prática, não é bem assim que funciona, certo? Especialmente porque a internet mudou completamente o universo comercial, e, mais do que isso, mudou a forma como clientes e empresas se relacionam.
Em um passado não muito distante, era comum que os departamentos de marketing e vendas vivessem, inclusive, em conflito, onde um empurrava para o outro, a responsabilidade de um resultado, quando as compras não eram efetivadas. Vendas acusava o marketing de atrair clientes errados de um lado, e, de outro lado, o marketing acusava vendas de desperdiçar boas oportunidades de negócio.
A verdade é que quando esses dois setores decidem caminhar juntos, integrados e… Continue reading
-
COMO APLICAR O BUZZ MARKETING
Você provavelmente já ouviu alguém dizendo que a melhor propaganda é aquela feita boca a boca, certo? Mas o que você acha? Será que o boca a boca ainda faz diferença na era digital?
Sem dúvida! A melhor propaganda acontece quando alguém experimenta um produto e comenta com pessoas conhecidas a respeito, recomendando que os outros também escolham determinada marca. Por isso, de fato, o boca a boca é uma das mais antigas e eficazes formas de marketing, sendo inclusive a principal, quando a internet e as redes sociais ainda não existiam.
Quanto ao Buzz Marketing, pode-se dizer que é uma estratégia que vem sendo bastante utilizada e não se difere muito do bom e velho boca a boca. Contudo, trata-se de algo planejado e proposital, que serve para aumentar o engajamento de um lançamento, produto ou marca.
A seguir vou explicar um… Continue reading
-
RESILIÊNCIA EM VENDAS
Se você é da área de vendas, provavelmente já escutou que ser resiliente é um dos principais requisitos para ser um vendedor. Talvez você ainda não tenha compreendido exatamente o motivo dessa afirmação e quero dizer de uma maneira bem direta: é que vendedores escutam muitos “nãos” o tempo inteiro. Eles precisam se reerguer depois de respostas negativas, não deixar que elas os desanimem e partir para a próxima tentativa, a próxima estratégia, o próximo cliente, até receber um “sim”.
A definição mais comum de resiliência é a capacidade de se recuperar após uma adversidade, voltar à sua forma original depois de sofrer um impacto. A adversidade na vida de um vendedor é a rejeição, é dedicar tempo e esforço numa estratégia e não concretizar a venda.
Quero explicar um pouco mais como e por que é importante ter resiliência em vendas.… Continue reading
-
VOCÊ SABE O QUE É STORYSELLING?
Talvez você tenha pensado que houve um erro de digitação e que, na verdade, eu queira falar sobre storytelling… Na verdade, eu quero mesmo falar é sobre storyselling, que tem um significado parecido com o do primeiro termo, mas com um objetivo diferente.
Enquanto o storytelling — de maneira bem resumida — refere-se a uma narrativa, ou seja, uma história contada sobre algo ou alguém, para despertar emoção e criar conexões com as pessoas, o storyselling utiliza os mesmos elementos, mas com o objetivo de contar a história de uma marca e gerar venda.
Algumas empresas já compreenderam que é possível contar histórias que vendem, e eu quero explicar um pouco sobre como isso pode ser feito.
O que é storyselling?
A maioria das pessoas gostam de histórias, por isso é que estão sempre surgindo novos conteúdos na televisão, no cinema e na literatura.… Continue reading