TURNOVER E ROTATIVIDADE
Turnover é um termo da língua inglesa que, no mundo dos negócios, significa rotatividade.
É um conceito frequentemente utilizado na área de Recursos Humanos (RH) para designar a rotatividade de pessoal em uma organização, ou seja, as entradas e saídas de funcionários em determinado período de tempo.
No RH, o cálculo de turnover tem a função de determinar a percentagem de substituições de funcionários e, consequentemente, analisar a capacidade da empresa em reter os seus colaboradores.
Hoje eu vou falar sobre dois tipos de saída de funcionários: a demissão por parte da empresa e a demissão por parte do funcionário.
A demissão por parte da empresa acontece, em regra geral, quando a mesma não está satisfeita com seu funcionário ou precisa cortar custos.
Em regra geral, a demissão por parte dos funcionários acontece de duas formas: quando o funcionário não rende e ele se sente na obrigação de sair, migrando para outra empresa onde provavelmente estará mais feliz ou quando o funcionário não se se sente reconhecido pela empresa e enxerga outras opções no mercado, que lhe parecem melhores.
Em qualquer um dos casos, a rotatividade de funcionários é prejudicial às empresas, pois traz desequilíbrio financeiro no caixa da empresa, perda de produtividade e de engajamento, entre outros.
Fica um grande alerta para as empresas que devem refletir sobre: como estamos investindo na equipe? O que estamos fazendo para valorizar a equipe? O que estamos fazendo para proporcionar o aperfeiçoamento da equipe? Estamos conseguindo manter nossos colaboradores motivados? Temos planos de retenção de talentos?
Se você precisa de estratégias, ações e treinamentos relacionados a esses assuntos, então, fale comigo! Vamos transformar sua empresa, sua equipe e seus negócios. Vamos capacitar e valorizar a sua equipe!
Deixe o Mago transformar sua empresa também!
Acesse meu perfil no linkedIn ou fale comigo pelo [email protected]
E você já pode comprar o meu livro: https://pag.ae/7Vr_Ygu4o