SABE USAR O DESIGN THINKING?
Trazendo sempre assuntos da atualidade, desta vez, vamos falar de design thinking.
Os professores David Kelley, da Universidade de Stanford e Tim Brown, ambos da consultoria de inovação IDEO, no Vale do Silício, lançaram em 2009 o livro Design Thinking – Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias.
A mídia na época destacou o trabalho dos professores como “um processo em que um grupo formado por profissionais de várias áreas (engenheiros, psicólogos, designers) usou para criar um carrinho de compras inovador” e daí surgiu a metodologia.
Muito além da estética, o design nos trás soluções práticas e criativas e esta metodologia é utilizada em diferentes situações e segmentos de mercado.
Na teoria, “Design Thinking” é o conjunto de ideias e insights para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.
Ele pode ser aplicado de diferentes maneiras sendo usado nos processos de criação e plano de ação. Os seus 5 conceitos aplicáveis são:
- Criar empatia ou compreender
Entender quais são as necessidades das pessoas envolvidas no problema (consumidores, funcionários etc), e do que precisam, do que gostam, o que querem. - Definir
A partir daquela pesquisa, delimitar qual é o problema, o que precisa ser resolvido ou criado. - Idear
É a fase de brainstorm, em que as ideias e sugestões devem fluir sem censura, sem medo de errar. - Prototipar
Escolher uma ou algumas ideias (aqui é que costumam entrar os post-its, que ajudam o grupo a organizar e selecionar as ideias mais recorrentes ou mais interessantes) e criar protótipos. Pode até ser um desenho, uma maquete feita com caixas velhas e fita crepe, algo que simule o produto final. - Testar
Agora é hora de experimentar os protótipos e escolher o que faça mais sentido.
Converse comigo e descubra quais são as melhores estratégias para que você e sua empresa alcancem o sucesso! E lembre-se, a melhor solução para alcançar resultados positivos é manter a equipe engajada, preparada e motivada, produzindo com o mesmo propósito.
Fale comigo pelo [email protected]
E você já pode comprar o meu livro: https://pag.ae/7Vr_Ygu4o