APLICANDO A INTELIGÊNCIA COMERCIAL 4.0

Provavelmente você já ouviu falar sobre Marketing 4.0 e sobre Indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial. O fato é que esse termo 4.0 tem sido cada vez mais utilizado e geralmente tem relação com o uso de dados, sendo sua coleta e análise realizada por meios digitais.

Em sua empresa já estão aplicando a inteligência comercial 4.0? Esse é um conceito que vem ganhando força e remete a um processo estratégico em que as inovações tecnológicas são utilizadas visando aprimorar os processos comerciais e a tomada de decisões mais assertivas.

Quero explicar um pouco mais sobre a metodologia e ensinar como implementá-la no seu negócio.

O que é inteligência comercial 4.0?

A inteligência comercial, em seu conceito “clássico”, é basicamente o conjunto de estratégias criadas com base em coleta e análise de dados internos e externos, com o objetivo de utilizar as informações obtidas para se ter mais segurança nos momentos de tomada de decisão.

Em sua versão 4.0, a diferença está na utilização de recursos digitais e diversas tecnologias para automatizar os processos de coletar e analisar informações. Dentre as vantagens dessa evolução na inteligência comercial, posso citar mais eficiência e qualidade nas análises, mais facilidade e agilidade na realização de tarefas, redução de custos, aumento na produtividade e menor índice de erros. 

Para o time de vendas, por exemplo, a inteligência comercial 4.0 pode auxiliar na rotina e nos processos, apontando pontos de melhoria no relacionamento com o cliente a partir da análise de dados sobre leads e negociações.

Como aplicar na empresa?

O primeiro passo é buscar olhar para situações e cenários a partir de diferentes ângulos, com uma visão mais estratégica e analítica, com o foco na diversidade de dados disponíveis.

Mais do que nunca, os gestores de hoje precisam estar atentos às novidades tecnológicas que surgem a cada dia, o que requer pesquisa e estudos para saber utilizá-las. Vale lembrar que consumir conteúdos e entender como funciona na teoria não é o suficiente, algumas coisas só são aprendidas na prática mesmo.

Sendo assim, minha dica é testar diferentes sistemas, ferramentas, plataformas e softwares. É assim que se aprende e isso pode ser o diferencial que vai levar sua empresa a sair na frente da concorrência.

Falando especificamente sobre a inteligência comercial 4.0, sua implementação consiste basicamente em 4 etapas: planejamento, coleta, análise e disseminação.

Planejar um projeto desse é definir que problemas serão resolvidos, que dados serão analisados e os indicadores de desempenho (KPIs). Na etapa de coleta é preciso já ter claro quais são os dados mais relevantes para o seu objetivo, assim é possível definir como será feito o levantamento.

A análise é a etapa mais complexa, pois é hora de interpretar as informações obtidas e extrair conhecimentos para tomada de decisão. A disseminação é o momento de compartilhar com os colaboradores de maneira didática as descobertas feitas nas análises e as estratégias encontradas.

Deu para entender melhor o conceito e as aplicações da inteligência comercial 4.0? Já falei aqui anteriormente sobre as principais diferenças entre Inteligência competitiva x Inteligência de mercado. Recomendo que não deixe de ler!

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