-
TURNOVER E ROTATIVIDADE
Turnover é um termo da língua inglesa que, no mundo dos
negócios, significa rotatividade.É um conceito frequentemente utilizado na área
de Recursos Humanos (RH) para designar a rotatividade de pessoal em uma
organização, ou seja, as entradas e saídas de funcionários em determinado
período de tempo.No RH, o cálculo de turnover tem a função de
determinar a percentagem de substituições de funcionários e, consequentemente,
analisar a capacidade da empresa em reter os seus colaboradores.Hoje eu vou falar sobre dois tipos de saída de
funcionários: a demissão por parte da empresa e a demissão por parte do
funcionário.A demissão por parte da empresa acontece, em
regra geral, quando a mesma não está satisfeita com seu funcionário ou precisa
cortar custos.Em regra geral, a demissão por parte dos
funcionários acontece de duas formas: quando o funcionário não rende e ele se
sente na obrigação de sair, migrando para outra empresa onde provavelmente
estará mais feliz… Continue reading -
GESTÃO DO TEMPO E PRODUTIVIDADE
O mercado de
trabalho está cada vez mais competitivo e uma boa gestão do tempo pode garantir
mais assertividade, produtividade e realização.Você tem a sensação
que o dia parece ter acabado rápido demais? Está sempre correndo e nunca
termina suas atividades no prazo desejado? Trabalhou durante horas e mesmo
assim não conseguiu entregar o resultado programado? Pois é, parece sempre que
você nem finalizou a primeira tarefa e a hora do almoço já chegou, certo?Acho que está
claro… você tem usado seu tempo de forma inadequada! Por isso, vou te dar três
dicas rápidas e simples de como melhorar a sua gestão do tempo.Dicas do Mago
Organize a sua agenda na noite anterior
Não perca tempo fazendo a agenda no mesmo dia em
que você precisa cumpri-la. A organização de uma agenda produtiva começa no dia
anterior, com calma e planejamento. Claro que você pode fazer a sua organização
de tarefas em uma… Continue reading -
MORRE O VENDEDOR, NASCE O HELPER!
Vender
não é mais suficiente. Agora é necessário entender as necessidades, os sonhos e os projetos do
seu cliente para conseguir apoiá-lo no processo de compra.Relacionar-se com seu público alvo: isso é
fundamental! Para isso é necessário encontra-lo, pesquisa-lo, ouvi-lo e
conquistá-lo de forma genuína e verdadeira. É preciso trabalhar duro para criar
uma relação de confiança que se estenda por um longo prazo, produzindo
continuamente experiências positivas para ambos os lados.Neste contexto é que morre o vendedor e nasce o Helper!
Helper vem da palavra em
inglês “Help” que significa socorro. Assim, Helper é o
socorrista, o ajudante, o apoiador do cliente que vai muito além do interesse
na venda. De fato, ele quer auxiliar o cliente em tudo o que ele precisa
realmente para fazer um grande negócio. É assim que o vendedor sai de cena,
pois o vendedor “puro sangue” só pensa em ofertar, só pensa em vender… Continue reading -
VAMOS ALAVANCAR AS VENDAS?
Bons treinamentos podem abrir as portas para sua empresa
iniciar uma caminhada de sucesso rumo ao topo. Mas como fazer com que os
treinamentos transformem o potencial da sua equipe de forma que a sua empresa
possa efetivamente alcançar o topo?O mercado de trabalho está
cada vez mais difícil, disputado e exigente. Assim como está cada vez mais
difícil também encontrar profissionais que tenham real disposição e vontade de
fazer tudo acontecer.E o engraçado é que mesmo
quando encontramos profissionais bem dispostos e potencialmente motivados,
muitas vezes não conseguimos entender o motivo pelo qual esses profissionais
não conseguem atingir o sucesso e fazer suas empresas performarem positivamente.A palavra-chave nesses caso
é TREINAMENTO! Mas estou falando de treinamentos que proporcionem Conteúdo
de Valor, que apoiem a cultura da Alta Performance e que não se limitem à
pegada puramente motivacional. Eu
sei que a grama do vizinho parece sempre mais verde, mas pare de se… Continue reading -
ESTRATÉGIA? CLIENTECÊNTRICO!
Descubra o que é Cliente-Cêntrico, a essência das empresas que utilizam o cliente no centro de suas estratégias e até da sua filosofia.
Em muitas empresas ouvimos e lemos frases do tipo: “O cliente vem sempre em primeiro lugar”; “O cliente é o mais importante”; “Estamos trabalhando para o cliente”… Regra geral, essas frases estão escritas em placas nas entradas das sedes, afixadas em cartazes nos elevadores, nas telas de descanso de computadores, enfim, estão espalhadas em toda a parte. Mas será que os funcionários dessas empresas trabalham para que isso aconteça verdadeiramente? Será que as lideranças e equipes realmente tem consciência do que isso quer dizer na prática?
Para prosseguirmos, vamos entender a abordagem proposta pelo “cliente-cêntrico”.
A abordagem do chamado “cliente-cêntrico” ou “clientecentrismo” coloca o cliente no centro de todas as estratégias e do foco de absolutamente todos os setores,… Continue reading
-
LÍDER DE ALTA PERFORMANCE
Prepare-se para voar mais alto. Confira as lições de liderança e as dicas de grandes campeões para alcançar a alta performance no que você faz. Vídeo do Rodrigo Dabes com Marlon Muraguti, atleta profissional de voleibol, ex-capitão do Minas Tênis Clube. Atuou em grandes clubes da Europa, do Brasil e jogou na Seleção Brasileira campeã mundial!
Aperte o Play e transforme-se -
REVOLUÇÃO 4.0: O QUE VOCÊ PRECISA?
Gradativamente, a indústria 4.0 vai se instalando no mundo e não seria diferente no Brasil. De forma rápida, as inovações aparecem não só nos novos produtos, mas principalmente nos processos produtivos que estão mudando completamente o cenário dentro das fábricas.
Robôs em ambientes altamente automatizados e trabalhadores humanos já estão dividindo o mesmo espaço com a forte tendência de aumento da automatização com o passar dos anos.
Pesquisas apontam que em um curto espaço de tempo, inferior a 10 anos, o Brasil terá grande parte do setor industrial dominado por fábricas inteligentes. De acordo com o Boston Consulting Group (BCG), a Indústria 4.0 pode ser dividida em nove tipos de tecnologias.São elas:
1. Simulação
2. Integração vertical e horizontal dos sistemas
3. Internet of things (internet das coisas)
4. Robotização
5. Big data e analytics (grande número de dados e a capacidade de analisa-los)
6. Computação em nuvem
7. Segurança… Continue reading -
ROBÔS: AMIGOS OU INIMIGOS?
As organizações estão enfrentando desafios significativos com a digitalização e robotização dos processos.
Entre esses desafios se destaca a dificuldade das empresas de buscar, no mercado de trabalho atual, aqueles profissionais considerados ‘cientistas dos dados’, ou seja, profissionais preparados para usar a tecnologia e seus processos a favor da alta performance.
A escolha é sua: você prefere ter medo da Indústria 4.0 ou se preparar para absorver conhecimentos e desenvolver habilidades que possam ser utilizadas nesse contexto?
No novo cenário, já há o sentimento que a automação e a robótica vão substituir postos de trabalho, destruindo profissões e atividades de manufaturas. Se de um lado, essa parece ser uma dura realidade que aponta para o novo mercado de trabalho, de outro lado, surgem também as primeiras análises que indicam o surgimento de novas profissões e atividades que deverão ser utilizadas para melhorar a… Continue reading -
STAKEHOLDERS NA REVOLUÇÃO 4.0
Os terceiros interessados e/ou afetados, direta e/ou indiretamente pela organização e suas atividades são denominados stakeholders.
Atualmente, estamos vivenciando a Revolução Industrial 4.0 que se traduz numa crescente e progressiva automação de processos, acompanhada de ações de robotização e digitalização que têm produzido grandes impactos, extrapolando os limites das indústrias, alcançando outras esferas como as do comércio e da prestação de serviços.
A Revolução Industrial 4.0 promete proporcionar maior eficiência produtiva, diminuição de custos com mão-de-obra, redução de prazos em geral e maior interatividade com o público consumidor através das relações em ambiente virtual.
Neste contexto, as empresas terão que rediscutir suas estratégias na tentativa de rapidamente avaliar os reais impactos em seus negócios e atividades, inclusive, no que diz respeito aos possíveis movimentos de aumento, redução e/ou modificação de seus stakeholders.
Mudança de paradigma
As organizações em sua essência foram idealizadas para desenvolver suas… Continue reading -
“PROGRAMA ATENDIMENTO EXEMPLAR” NO MINAS TÊNIS CLUBE É DESTAQUE!
A PAIXÃO POR SERVIR é a essência que move o Minas Tênis Clube, seus colaboradores e também o meu trabalho de treinar os mais de 1200 funcionários de um dos maiores clubes do Brasil.
Na tarde de hoje (01/08), grande parte desses colaboradores se reuniu, lotando o teatro do Minas 1, no bairro de Lourdes, para participar do “Encontro com o Presidente”. Eu fiquei lisonjeado com o convite do Presidente do clube, Ricardo Vieira Santiago, para este importante momento em que ele discursou sobre o poder que uma equipe unida tem quando compartilha de objetivos comuns.
Nesse cenário, os módulos dos treinamentos do “Programa Atendimento Exemplar: Uma Questão de Excelência” estão cumprindo o importante papel de aumentar os níveis de satisfação dos Associados do Minas Tênis Clube.
“Se chegamos aos 96% de satisfação de nossos associados, então vamos fazer como disse o Rodrigo… Continue reading