COMO FUNCIONA A PSICOLOGIA DO CONSUMO
Você sabia que muitas das compras de seus potenciais clientes são feitas de maneira inconsciente? Isso mesmo, nem sempre as pessoas compram algo porque realmente precisam daquilo que está sendo oferecido, e sim por serem influenciadas e atingidas em pontos que definem seus hábitos de consumo.
É por isso que quem vende precisa compreender o comportamento de quem compra. A psicologia do consumo se propõe exatamente a isso, estudar como as pessoas se comportam antes, durante e depois de uma aquisição.
Quero explicar um pouco melhor como isso funciona e contar por que vale a pena sua empresa usar esse recurso para aumentar as vendas.
Sobre a psicologia do consumo
Trata-se de uma linha de estudo que visa compreender como as pessoas se comportam no momento de uma compra, que problemas elas pretendem solucionar, o que elas mais valorizam em um produto ou serviço, o que determina que elas fechem ou não um contrato e o que direciona suas escolhas. A ideia é descobrir o que gera valor aos clientes e o que os motiva a comprar.
O principal objetivo é entender como a mente do cliente funciona e, a partir daí, buscar estratégias para incentivá-lo em sua jornada de compra.
Ao estudar a psicologia do consumo, você aprende quais fatores devem ser levados em conta ao pensar nas ações que sua empresa promoverá para colocar o cliente como protagonista de sua estratégia e, consequentemente, conseguir vender mais.
Dentre esses fatores que ajudam a determinar o comportamento dos clientes, pode-se destacar: estilo de vida, classe social, idade, poder aquisitivo, princípios, crenças, cultura e subcultura, o que inclui valores, convicções, costumes, tradições e religião.
Como tudo isso pode ajudar nos seus negócios
Compreender o comportamento de seus potenciais clientes pode fazer muito por sua empresa. Dentre os benefícios de colocar em prática a psicologia do consumo, estão:
Ajuda a potencializar suas vendas
Quando a empresa entende o que o público valoriza em determinado tipo de produto ou serviço, suas abordagens se tornam mais assertivas. O vendedor passa a ter bons argumentos para oferecer uma solução para um problema e também tem mais facilidade para contornar possíveis objeções.
Ajuda a transformar clientes em fãs
Mais do que conquistar novos clientes, o conhecimento sobre o comportamento do público favorece essa mudança de nível: quando o cliente se torna um fã e volta a fazer negócio, a fechar contratos, a efetuar uma compra. Além disso, eles se tornam divulgadores voluntários e defensores da sua marca, influenciando e atraindo outras pessoas.
Ajuda a melhorar a gestão estratégica
Uma empresa que analisa e compreende o perfil do seu público entrega aos times de marketing e vendas estratégias mais eficazes, o que resulta em melhores ações e campanhas, e, como consequência, mais vendas.
Espero ter ajudado a esclarecer alguns pontos sobre a psicologia do consumo e que essas dicas ajudem sua equipe a ampliar as vendas. Quero te convidar a ler também meu artigo com 8 gatilhos mentais que você deve usar para vender mais.