METODOLOGIA AIDALA AJUDA A POTENCIALIZAR VENDAS?

É interessante ver como hoje em dia as empresas têm à disposição inúmeras metodologias diferentes que podem aplicar ao seu negócio para melhorar seus resultados. Afinal, cada modelo de negócio é único e é bacana ter essa variedade para encontrar qual método se adequa melhor às necessidades individuais de equipes e gestores.

Os setores de marketing e vendas estão sempre em busca de novas estratégias para conduzir os potenciais consumidores na jornada de compra. Por isso quero mostrar de forma básica, como a metodologia AIDALA talvez seja o que vai funcionar para você potencializar as suas vendas.

O que é a metodologia AIDALA?

Trata-se de uma estratégia de vendas que coloca o consumidor como o centro do processo de marketing, como de fato deve ser. O nome AIDALA é uma sigla em que cada letra representa um dos estágios do processo, como se fosse um guia para orientar nas diferentes etapas de convencimento e retenção de clientes.

A aplicação consiste em responder a algumas perguntas relacionadas ao tema de cada etapa:

A > Atenção: o que pode ser feito para chamar a atenção dos potenciais clientes?

I > Interesse: como fazer para que o maior número de potenciais clientes tenha interesse nos produtos ou serviços oferecidos?

D > Desejo: como fazer com que o maior número de potenciais clientes deseje adquirir o que está sendo oferecido?

A > Ação: que ação pode facilitar a aquisição do produto/serviço?

L > Lealdade: como fazer com que os clientes se tornem leais à marca?

A > Apóstolo: como estimular o cliente fiel a divulgar a marca?

Ao responder essas perguntas, é importante pensar nos 4 P’s do marketing, aqueles mesmos de Kotler: Produto, Preço, Praça e Promoção. As respostas devem considerar esses aspectos para definir as decisões e ações do planejamento de vendas.

Como pode aumentar as vendas?

Como a sigla mostra, a ideia é que a equipe tenha um norte na hora de fazer o planejamento de vendas, pensando em todas as etapas, até chegar ao ponto em que os clientes não apenas compram, mas também se tornam fãs e ajudam na divulgação do negócio.

Quando os vendedores têm em mente todas as respostas de forma clara, eles sabem quando, como e o que fazer para vender mais. A metodologia amplia o leque de possibilidades e de abordagens, de forma que a equipe saiba qual o trabalho mais eficaz em cada etapa.

A partir daí, as campanhas têm mais retorno, os clientes mais satisfação e a empresa mais lucro. Tudo que todo gestor deseja, não é?

Quando a jornada do consumidor é analisada pelo ponto de vista da AIDALA, as ações são mais focadas no cliente, em suas necessidades e comportamento. Por causa disso, a comunicação se torna mais personalizada e desperta mais confiança e credibilidade, aproximando o potencial consumidor da marca.

Por fim, além da conversão e da retenção, o melhor resultado é quando o cliente tem seus desejos atendidos e se sente o centro da marca, o que o torna um embaixador e defensor do produto ou serviço, o que pode resultar em novas vendas. Faz sentido para o seu negócio usar a metodologia AIDALA para potencializar suas vendas? Vale a pena experimentar. Mas se você acredita que precisa de mais dicas e auxílio para melhorar seus resultados, entre em contato comigo. O Mago pode te ajudar! 

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