RELACIONAMENTO COM O CLIENTE: VOCÊ ESTÁ FAZENDO ISSO CERTO?
Toda empresa sabe que precisa se relacionar com seu público, afinal, não existe negócio sem clientes. A questão é que muitas acreditam que o relacionamento consiste apenas em uma etapa, que é a de conquista.
Certamente a fase de atrair as pessoas, se apresentar e mostrar como seu negócio pode suprir suas demandas e necessidades é fundamental para um bom relacionamento. Mas e depois disso? Uma boa gestão de relacionamento com o cliente envolve atenção a muitos detalhes.
Quero explicar um pouco mais sobre o assunto e compartilhar algumas dicas de como sua empresa pode melhorar nessa área.
Criação de vínculo
Assim como nos relacionamentos interpessoais o diálogo é primordial para manter o vínculo entre as pessoas, no relacionamento entre empresas e clientes a comunicação precisa ser transparente e contínua.
E essa comunicação não se restringe a transmitir informações quando solicitadas, mas precisa significar uma conexão sendo desenvolvida. O papel da empresa é encantar seus clientes, transformá-los em fãs da sua marca e gerar laços sólidos, de longo prazo.
Experiência do cliente
É essencial pensar que um cliente busca mais do que apenas comprar de uma empresa, deseja ter uma experiência com ela. Se essa experiência for marcante de maneira positiva, o cliente além de priorizar a marca para aquisições futuras, ainda se tornará um defensor da mesma. Por outro lado, se a experiência for negativa, além de mudar para a concorrência, esse cliente não recomendará a marca para outras pessoas.
Algumas dicas práticas para garantir uma boa gestão do relacionamento com o cliente e experiências positivas: pense nas necessidades e dores das pessoas, colocando-se em seu lugar e praticando a empatia; além de oferecer soluções, crie conexões; negocie de maneira ética e transparente, sem querer forçar vendas a qualquer custo.
Para isso, vale investir em treinamentos da equipe, para que ela esteja apta a relacionar-se com o público de maneira cordial, oferecer soluções de forma dinâmica e prestar um atendimento de alta qualidade.
Também é necessário lembrar que esse papel não é apenas de um setor da empresa, mas envolve os profissionais dos diversos campos de atuação, seja marketing, comercial ou atendimento.
Novas tendências
É importante dizer que com a questão da pandemia e a necessidade de distanciamento social, muitas coisas mudaram quando o assunto é relacionamento com o cliente. A interação e o contato, agora prioritariamente à distância, para muitos podem soar como frios e distantes. Mas mesmo online é possível oferecer um atendimento personalizado e uma boa experiência ao cliente.
O segredo é estar presente nos mais diferentes canais disponíveis, utilizar os feedbacks e dados coletados virtualmente para personalizar ao máximo o atendimento, e ouvir os clientes, dando atenção às suas opiniões e reclamações. Vale até mesmo criar pesquisas de satisfação para mostrar que se importa com o que as pessoas estão pensando sobre sua marca, seus produtos ou serviços.
Ficou mais claro por que é tão importante investir de maneira assertiva no relacionamento com o cliente? Se você percebe que precisa melhorar o desempenho de sua equipe para alcançar melhores resultados em seu negócio, entre em contato comigo. O Mago tem muitas outras dicas para te ajudar!