TENDÊNCIAS PÓS PANDEMIA

Muito tem se falado sobre o “novo normal” que virá com o fim da pandemia de Covid-19. Isso porque acredita-se que mesmo com a população imunizada e a doença controlada, alguns hábitos devem permanecer e algumas coisas não voltarão mais a ser como antes.

A manifestação de um novo vírus em escala mundial trouxe diversas mudanças no comportamento das pessoas e nas prioridades de muitos. Agora está chegando o momento de repensar o futuro das empresas e por isso quero falar um pouco mais sobre as adaptações e desafios para o mercado daqui pra frente.

Gestores e empreendedores precisam se atentar às tendências pós-pandemia, pois sem dúvidas elas impactarão a forma de fazer negócio e de atendimento ao cliente.

Lojas online x lojas físicas

O crescimento dos e-commerces já vinha acontecendo e a pandemia serviu para acelerar o que talvez já fosse um planejamento para algumas marcas. Mesmo com o fim do isolamento social, acredita-se que muitos clientes continuarão comprando de maneira online do conforto de suas casas.

Entretanto, isso não significa o fim das lojas físicas. A tendência é que a maioria das empresas precisem trabalhar com o modelo híbrido. O fato é que as marcas não poderão ficar paradas esperando os clientes aparecerem em suas portas para dar início a um relacionamento. O ideal será investir nos meios digitais para se comunicar com o público e atraí-lo para os pontos de venda, onde é possível oferecer experiências que o virtual não consegue.

Formas de pagamento

O uso de dinheiro ou cartões de débito e crédito tem sido cada vez mais reduzido com as possibilidades que as novas tecnologias oferecem, como os chamados pagamentos invisíveis. O Pix é um exemplo de inovação que chegou bem em meio à pandemia, modalidade que tem tido excelente aceitação desde sua criação e ajuda a reduzir despesas operacionais e processos financeiros.

As carteiras digitais e pagamentos via leitura de QR Codes também têm facilitado os processos e as empresas que ainda não trabalham com essas formas de pagamento precisam se adaptar, pois oferecer variadas opções ao cliente faz parte de tornar mais agradável a experiência de compra. 

Responsabilidade social

Nem só de avanços tecnológicos consiste o “novo normal”. Uma forte tendência para o mundo pós-pandemia está na preocupação com o impacto das empresas sobre o planeta, o meio ambiente e a vida das pessoas.

Grande parte do público se tornou mais consciente com relação aos efeitos que as marcas produzem na sociedade e no meio ambiente, tornando-se menos tolerante, por exemplo, com o uso de animais para testes de produtos e com a exploração dos trabalhadores.

É muito interessante pensar que um dos desafios das empresas está em conciliar o avanço tecnológico com o aumento da humanidade em suas ações.

Depois de pensar nas tendências pós-pandemia, é possível que você perceba a necessidade de investir no desenvolvimento de sua equipe. Estou aqui para dizer que o Mago pode te ajudar com a solução certa para a conquista de objetivos estratégicos e alta performance. Entre em contato!

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